Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019

Prêmio InovaCidade


Em sua 7ª edição, o PRÊMIO INOVACIDADE é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Foram recebidas 53 inscrições, sendo que 20 foram selecionadas como merecedoras da premiação, por suas iniciativas ou projetos com impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou pela sociedade.

Ganhadores do ano de 2019:

Caso 1 - Aparecida de Goiânia - GO:

Prefeito: Gustavo Mendanha

Título do case: O compartilhamento como exercício de cidadania em Aparecida de Goiânia: o projeto MiniLAB Cidadão

Autoria: Rocha, C. S. e Melo

Resumo: O projeto MiniLAB Cidadão é uma rede de atores e oficinas que disponibiliza ferramentas, projetos e ideias no conceito “faça você mesmo”, instaurando a lógica de compartilhamento. O projeto é inovador porque fornece acesso direto e forma uma rede com o cidadão, compartilhando espaços, projetos e experiências no exercício da cidadania. O projeto chega à casa dos cidadãos e torna a cidade um grande espaço maker.


Caso 2 - Barueri - SP:

Prefeito: Rubens Furlan

Título do case: Soluções Inteligentes para Ouvidoria Geral de Barueri

Autoria: Araujo, E. A. e Randal, J

Resumo: O projeto desenvolveu um Robô de Atendimento para interagir com os cidadãos de forma “humanizada”, orientando-os em suas principais dúvidas e registrando-as de forma inteligente e automatizada em um sistema de ouvidoria WEB. Com essa iniciativa, a prefeitura de Barueri está proporcionando agilidade no atendimento, padronização nas respostas e desburocratização nos processos de trabalho da ouvidoria.


Caso 3 - Consórcio Intermunicipal de Especialidades - CIESP, BICAS - MG:

Presidente: Wellington Marcos Rodrigues - Prefeito do Mar de Espanha - MG

Título do case: O CIESP e a Gestão Cooperada dos Serviços de Atenção Psicossocial na modalidade de CAPS I

Autoria: Loureiro Muller Pessoa, M. e Kaiser, D.

Resumo: Considerando que o CAPS I só pode ser implantando em municípios com mais de vinte mil habitantes e a realidade dos municípios consorciados ao CIESP (assim como a grande maioria dos municípios mineiros e brasileiros) é de população inferior à este número, adotou-se, como saída para este limitador, a cooperação interfederativa, com implantação do mesmo de forma consorciada, por meio do CIESP, contando com 8 municípios para a ação. O resultado desta ação foi a diminuição acentuada no quantitativo de internações relacionadas a transtornos mentais nos pacientes residentes nos municípios consorciados em hospitais de todo o país. Diversos pacientes foram reintegrados a sociedade, inclusive conseguindo sobreviver com recursos financeiros oriundos de atividades que aprenderam nas oficinas do CAPS, como o artesanato e hortas, entre outros.


Caso 4 - Curitiba - PR:

Prefeito: Rafael Greca

Título do case: Faróis do Saber e Inovação

Autoria: Macedo, R. G. e Bacila M. S.

Resumo: O programa Faróis do Saber e Inovação, criado originalmente em 1994 com o objetivo de descentralizar o acesso às bibliotecas públicas e lan houses, incorporou a partir de 2017 o conceito de inovação tecnológica. Em sua nova versão, os Faróis do Saber e Inovação foram transformados em espaços maker, onde é aplicada a metodologia do Design Thinking. Os Faróis do Saber e Inovação são locais de descoberta, exploração e empoderamento dos estudantes da Rede Pública de Educação. É a inovação Tecnológica ao alcance dos alunos


Caso 5 - Gramado - RS:

Prefeito: João Alfredo de Castilhos Bertolucci (Fedoca)

Título do case: Programa Gramado Cidades Inteligentes: Inovação, Tecnologia e Pessoas

Autoria: Corrêa Boeira, A

Resumo: Programa criado por Lei Municipal em 2018, composto por quatro pilares: Sustentabilidade, Coesão Social, Conectividade e Inovação. Na Sustentabilidade destacam-se as trocas de toda a iluminação pública da cidade, por lâmpadas LED. Para a Coesão Social participam Universidades públicas e provadas, e Institutos Federais, para a formação de mão de obra especializada. A Conectividade assegurou o wi-fi no ambiente urbano, melhorias na mobilidade e ampliou-se as conexões com países da América do Norte, Ásia e Europa. A Inovação trouxe a criação de plataforma da cidade utilizando inteligência cognitiva e recursos como blockchaim e bigdata, além de apoiar a construção de parque de inovação privado. O programa consta com parcerias de diversas empresas que se somam à Prefeitura, na oferta de serviços de qualidade aos moradores e visitantes.


Caso 6 - Itanhaém - SP:

Prefeito: Marco Aurélio Gomes dos Santos

Título do case: Aprendizado do Futuro

Autoria: Santos, M. A. G.

Resumo: A proposta do programa é elevar a educação a outro nível com o uso de tecnologias em sala de aula. Lousas digitais, robótica sustentável (materiais reciclados), tablets, chromebooks, audiolivros, Google for Education e monitores interativos são utilizados exclusivamente para expandir o conhecimento de mais de 16 mil alunos da rede municipal de ensino. O programa está em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere ao desenvolvimento da ‘cultural digital’ como competência fundamental a ser ensinada aos estudantes do século XXI.


Caso 7 - Joinville - SC:

Prefeito: Udo Döhler

Título do case: SmartMobility, o OpenData de mobilidade de Joinville

Autoria: Conti, D. P.; Klymysyzn, R; Zani, J. M.; Sniecikoski, J. C.; e Belegante, G.

Resumo: O SmartMobility é uma solução baseada em aplicativos desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura. Utilizando o OpenData de mobilidade por convênios com o Waze, sistemas de radares de trânsito, contagem de fluxo, dados de ocorrências de trânsito, e informações de estacionamento, o SmartMobility possibilita análises e projeções para a melhoria da mobilidade urbana.


Caso 8 - Jundiaí - SP:

Prefeito: Luiz Fernando Arantes Machado

Título do case: Clínica da Família: um pequeno passo para um município. Um salto gigantesco para a Atenção Básica

Autoria: Texera, T.

Resumo: Além de prestar atendimentos básicos, a Clínica da Família tem o incremento da oferta de exames de diagnóstico no local, devendo ter uma resolutividade de 80% sobre sua demanda. Conta ainda com programas como o “Posso Ajudar”, de acolhimento humanizado, e o “Guardião da Saúde”, totem de avaliação do serviço/assistência pelo usuário em tempo real. O projeto reduziu em 95% a fila de espera de exames para elucidação diagnóstica, reduziu de 120 dias para 7 dias o acesso ao médico de saúde da família e reduziu também em 75% o referenciamento para especialidades médicas.


Caso 9 - Madre de Deus - BA:

Prefeito:  Jeferson Andrade

Título do case: Madre Total 2.0 – Inteligência Empreendedora

Autoria: Oliveira, I. L. F.

Resumo: O Programa Madre Total é uma literatura de governança pública exclusiva, elaborada através de diagnósticos e análises empíricas, consolidadas em parceria com instituições de Ensino Superior. O eixo de Inteligência Empreendedora surgiu a partir da maturidade do Programa Madre Total. A Inteligência empreendedora já praticamente dobrou o número de pequenos negócios na cidade. O Cadastro Único do Empresário vem sendo executado, já consolidando indicadores na formação de sujeitos mais conscientes e ativos, mas também em benefícios fora de sua comunidade escolar


Caso 10 - Mandaguaçú - PR:

Prefeito: Maurício Aparecido da Silva (Índio)

Título do case: A Inteligência Geográfica para ordenamento territorial de alunos: a transformação digital da educação de Mandaguaçu

Autoria: Antoniazzi, J. R.

Resumo: Com o uso da Inteligência Geográfica, Mandaguaçu está analisando os movimentos migratórios de alunos dos seus locais de residências até as escolas da rede pública. Desse modo, a gestão vem promovendo um novo ordenamento territorial na distribuição dos alunos de acordo com as escolas mais próximas de suas residências, alcançando desta forma uma significativa redução de custo além do aumento da eficiência operacional no transporte escolar.


Caso 11 - Mogi das Cruzes - SP:

Prefeito: Marcus Melo

Título do case: Sala do Empreendedor

Autoria: Almeida e Melo, M. V.

Resumo: O principal objetivo do Programa é desburocratizar e dar agilidade ao processo de registro de novas empresas, facilitando a vida dos empreendedores. Com a Sala do Empreendedor, registrar um novo negócio, que antes levava de 10 a 30 dias, dura em média 30 minutos. Este resultado tornou-se possível com a reunião em um mesmo local de todos os órgãos ligados ao registro de novas empresas. A sala do empreendedor faz parte do esforço de inovação da gestão municipal de Mogi das Cruzes, que conta também com o Polo Digital e a Escola do Empreendedorismo e Inovação. Em apenas duas semanas a Sala do Empreendedor possibilitou o registro de 40 novas empresas em menos de 24 horas.


Caso 12 - Mogi das Cruzes - SP:

Prefeito: Marcus Melo

Título do case: Polo digital

Autoria: Almeida e Melo, M. V.

Resumo: O Polo Digital é o segundo Case premiado de Mogi das Cruzes. Tendo como objetivo conectar empreendedores e incentivar talentos regionais a criarem empresas que impactem positivamente a Cidade, o Brasil e o mundo. Também é objetivo do Polo Digital implantar práticas de gestão de inovação, desenvolvendo um trabalho conjunto com instituições de pesquisas acadêmicas e científicas, tanto públicas como privadas. Tem como meta apoiar a criação de 55 novas startups até 2020, impactando diretamente certa de 200 mil pessoas, e criar novos empregos qualificados, aumentando o PIB municipal.


Caso 13 - Morrinhos - GO:

Prefeito: Rogério Troncoso Chaves

Título do case: Parque Natural de Morrinhos: conhecer para preservar!

Autoria: Alves Rosa de Souza, G.

Resumo: O projeto revitalizou o Parque Natural de Morrinhos, protegendo e preservando recursos naturais, além de construir, em parceria com a Prefeitura, seis bioconstruções: Pizza Garden, Berçário das Plantas, Hotel dos Insetos, Minhocário, Anfiteatro Natural e o Borboletário. Também foram realizados mutirões de plantio de mudas, palestras educativas e atividades pedagógicas em escolas. O objetivo é atrair a população de volta ao parque, bem como oferecer um espaço educativo ambiental que ficará a disposição de escolas e universidades da cidade.


Caso 14 - Porto Alegre - RS:

Prefeito: Nelson Marchezan Júnior

Título do case: Cidade Inteligente, Cidade Cidadã, Cidade Segura

Autoria: Horn, A.

Resumo: A plataforma integra segurança, gestão e monitoramento de informação em prol do cidadão. O principal objetivo é permitir que a cidade reduza os índices de violência e criminalidade por meio de tecnologia. Com câmeras, lombadas eletrônicas, pardais e aplicativos de celulares usados por servidores e cidadãos, a cidade passou a montar um grande Cercamento Eletrônico, que permitirá combater índices negativos que elegem a cidade com o maior índice de furto e roubo de veículos em percentual.


Caso 15 - Porto Velho - RO:

Prefeito: Hildon Chaves

Título do case: Amazonia+21

Autoria: Chaves, H.; Almeida, M. T. e Moreira Filho, A. M.

Resumo: O Amazonia+21 será o maior fórum mundial de diálogos sobre o desenvolvimento sustentável do mundo dos próximos 40 anos e o Brasil, através de Porto Velho, será o protagonista. O fórum tem por objetivo transformar o município de Porto Velho no maior hub de inovação da Amazônia para o mundo, requalificando e reposicionando a cidade como o principal palco de diálogos permanentes sobre inovação, ciência e tecnologia, com soluções de desenvolvimento sustentável e novos negócios.


Caso 16 - Salvador - BA:

Prefeito:  Antonio Carlos Magalhães Neto

Título do case: Plano Diretor Salvador Inteligente

Autoria: Maria Guimarães de Andrade, M.

Resumo: Pressionados pelo crescimento urbano desordenado, os diferentes órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Salvador, Bahia, Brasil buscaram, para problemas isolados existentes em seus escopos de atuação, a aquisição de diversas soluções de tecnologia da informação e comunicação, resultando em "silos" digitais e falta de interoperabilidade entre as diversas aplicações, o que não permite a criação de soluções que habilitem inovações e maximizem resultados. Conhecedora dessa realidade a Prefeitura Municipal inicia, a partir do Plano Diretor de Tecnologia da Cidade Inteligente, a construção de solução de cidade inteligente a ser implantada em Salvador, que projeta compartilhamento, colaboração e integração de informações, rede de comunicação de dados urbana pervasiva que conecta-se aos equipamentos de usuários e terminais de aplicativos da cidade; um data center urbano baseado em nuvem que armazena, compartilha e integra órgãos/entidades, serviços de dados do subsistema urbano e uma plataforma de compartilhamento de informações urbanas, denominada Observatório Salvador, com soluções tecnológicas escaláveis, dados e processos de monitoramento em tempo real que permitem mais flexibilidade, planejamento, analítica urbana e melhoria dos serviços públicos através da colaboração, copropriedade e cocriação, visando transformar uma metrópole tradicional em cidade inteligente, aproximando cada vez mais o governo do cidadão.


Caso 17 - São Caetano do Sul - SP:

Prefeito:  José Auricchio Júnior

Título do case: Cartão São Caetano: identificando o cidadão para a Cidade Inteligente

Autoria: Pereira, R.

Resumo: Cadastro único municipal e repositório de dados do cidadão, desburocratizando a entrega de documentos comuns com a confecção do Cartão São Caetano com objetivo de ser utilizado como porta de entrada para todos os serviços municipais. Realizado em conjunto à geotecnologias para especialização e análise geográfica da demografia urbana promovendo a identificação única do cidadão para diversos fins.


Caso 18 - São José dos Campos - SP:

Prefeito: Felicio Ramuth

Título do case: Acesso Já

Autoria: Segreto, D. e Guimarães, T. P.

Resumo: O Acesso Já é uma plataforma customizada para o setor público inovar, modernizar, organizar e gerir o transporte particular em municípios com mobilidade reduzida. O objetivo é entregar serviços de qualidade facilitando e a locomoção dos usuários através da tecnologia e do compartilhamento de recursos. O diferencial de inovação é a total customização de uma plataforma para o setor público, que permite que o município tenha gestão sobre todos os serviços executados e total controle sobre o que deverá ser pago


Caso 19 - Smart Campus FACENS - Sorocaba - SP:

Diretora de Pesquisa e Extensão: Regiane Relva Romano

Título do case: Smart Campus Facens

Resumo: O Programa tem por objetivo prototipar, implementar, testar, analisar e replicar soluções para Cidades Inteligentes, utilizando o campus universitário como uma área para estudos das soluções. O Facens formatou nove eixos de atuação: Tecnologia da Informação e Comunicação; Urbanização; Educação e Cultura; Energia; Mobilidade e Segurança; Saúde e Qualidade de Vida; Indústria e Negócios; Meio Ambiente e Governança para atender à Missão de proporcionar uma nova experiência de aprendizado multidisciplinar utilizando o campus como espaço de prototipagem.


Caso 20 - Vitória - ES:

Prefeito: Luciano Rezende

Título do case: Cerco Inteligente de Segurança

Autoria: Rezende, L.

Resumo: Foram instaladas 70 câmeras com reconhecimento óptico de caracteres, que leem e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os veículos que passem pelas barreiras. Esse projeto foi essencial no combate a roubos de automóveis e demais crimes interligados. Implementado em abril de 2018, já foram recuperados 142 veículosm além de ter ajudado a solucionar inúmeros outros crimes, reduzindo o furto de automóveis em 50%, consequentemente, reduzindo o preço de seguro automobilístico em toda cidade.


Quaisquer dúvidas sobre o seu projeto ou questões sobre o resultado, entre em contato com nosso Comitê Curador, através do e-mail: inovacidade@br.scbamerica.com

 

Márcio Schiavo
Coordenador do Comitê-Curador
Vice-presidente do Instituto Smart City Business America

 

Prazo final para Inscrições

INÍCIO DAS INSCRIÇÕES: 25/03/2019

FINAL DAS INSCRIÇÕES: 07/06/2019

Os trabalhos poderão ser submetidos exclusivamente em Português, Inglês ou Espanhol

Inscrições Encerradas